View previous topic :: View next topic |
Author |
Message |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 06, 2021 14:38 Post subject: Melanophlogite? |
|
|
Gostaria de informações sobre a Melanoflogita! Tenho umas amostras que parecem ser opala, cristobalita, Melanoflogita, calcedônia, cordierita! Isto, porque são rochas(bombas vulcânicas)! Quando cálculo o peso específico, tenho um resultado de 2,61, 2,57, 2,65! Porém, quando diminuo as amostras o peso específico vai caindo até 2,2! A dureza é em torno de 7 a 7,5. Juntamente com estes agregados, tenho vidro vulcânico de gravidade específica de 2,66!
|
|
Back to top |
|
 |
Bergur_E_Sigurdarson

|
|
Back to top |
|
 |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 06, 2021 17:24 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Eu já havia pesquisado no mindad! Porém não consegui boa elucidação! Acredito que a dificuldade está no tamanho dos cristais que são pequenos para fazer cálculo de gravidade específica!
Locality: | Mato Grosso, Brazil |  |
|
Description: |
|
Viewed: |
399 Time(s) |

|
|
|
Back to top |
|
 |
Bergur_E_Sigurdarson

|
Posted: Apr 06, 2021 17:42 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Sounds like you need a lab to test your samples.
|
|
Back to top |
|
 |
Jordi Fabre
Overall coordinator of the Forum

|
Posted: Apr 07, 2021 01:54 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Bergur_E_Sigurdarson wrote: | Sounds like you need a lab to test your samples. |
And also seems that you should publish your text in English language.
Please use the Google translator or similar before publish your messages in Portuguese language. Thank you.
|
|
Back to top |
|
 |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 07, 2021 13:20 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Boa tarde! Eu tentei usar o google tradutor, porém a tradução não foi fidedigna ao meu texto original! Espero a compreensão de todos! Mas além de me indicarem um laboratório, alguém mais pode dar sua opinião?
|
|
Back to top |
|
 |
Pete Richards
Site Admin

|
Posted: Apr 07, 2021 13:27 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
From the photograph, I would have to guess quartz, maybe including broken fragments of a fine-grained quartz like jasper. Of the options you list, none is reasonable except chalcedony, both because they look different and most are quite rare. Chalcedony is fine-grained quartz, but that term usually suggests a different appearance than your rock.
DeepL translation:
A partir da fotografia, teria de adivinhar o quartzo, talvez incluindo fragmentos quebrados de um quartzo de grão fino como o jaspe. Das opções listadas, nenhuma é razoável, excepto a calcedónia, ambas porque parecem diferentes e a maioria são bastante raras. A calcedónia é quartzo de grão fino, mas esse termo sugere normalmente uma aparência diferente da sua rocha.
_________________ Collecting and studying crystals with interesting habits, twinning, and epitaxy |
|
Back to top |
|
 |
James Catmur
Site Admin

|
Posted: Apr 07, 2021 13:31 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Hoje falamos portugues
Today we work in Portuguese.
|
|
Back to top |
|
 |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 07, 2021 13:50 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Estou mandando uma foto melhor!
Locality: | Mato Grosso, Brazil |  |
|
|
237 Time(s) |

|
|
|
Back to top |
|
 |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 07, 2021 13:55 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
My hypothesis is that it’s a beta cristobalite who’s been metamorphosed into Melanoflogite!
A minha hipótese é que seja uma cristobalita beta que sofreu metamorfose para Melanoflogita!
|
|
Back to top |
|
 |
Luiz Oliveira

|
Posted: Apr 09, 2021 10:26 Post subject: Re: Melanophlogite? |
|
|
Tenho outras amostras! Mas o que me chama muito a atenção, é quando após lapidar no disco de corte as pedras ficam escuras no polimento! Li que a Melanoflogita fica preta quando aquecida! E essa cristã escura atrapalha o brilho e a bela aparência da gema! Mas aprendi a deixar a superfície quase limpa durante 3 anos de estudo!
|
83 Time(s) |

|
|
|
Back to top |
|
 |
|